Sávio comemora conquistas nos municípios mineiros

Do Concurso de Qualidade do Queijo Artesanal realizado em Conceição do Mato Dentro à celebração do convênio entre o Ipsemg e o Centro Universitário de Caratinga, Sávio comemorou em abril diversas conquistas que atestam o trabalho da Assembleia, o funcionamento do Estado e o esforço da população mineira.

Sávio em momento do concurso de qualidade do queijo em Conceição do Mato Dentro (Foto: Victor Rodrigues/ALMG).

Cultura, gastronomia e atividade econômica – Em Conceição do Mato Dentro em 14 de abril, Sávio participou da inauguração do Laboratório João Elias Bentes, destinado a auxiliar produtores rurais no acesso a medidas de controle sanitário. Participou também de eventos do XXXIV Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal Serro. Um pouco depois, em 26 do mês, comemorou que Córrego Danta passasse a integrar a microrregião do Queijo Minas Artesanal Canastra. O deputado avalia que toda Minas produz queijo de boa qualidade, mas as regiões do Serro e a da Canastra têm destaque maior. Nessas regiões, segundo ele, o que conta é o terroir, palavra francesa que indica as qualidades da terra, água e clima propícios para a fabricação de produto diferenciado. “A esses dois terroirs privilegiados para o queijo artesanal em Minas, a Assembleia, o Estado e os produtores têm procurado agregar qualidade, instruindo sobre maior controle sanitário e boas práticas de produção”, explica, concluindo que “o queijo artesanal mineiro já tem qualidade bastante para competir com os da França, Holanda ou Itália”.

Sávio Souza Cruz participa de ato de entrega de veículos a municípios mineiros (Foto SES-MG).

Sávio Souza Cruz participa de ato de entrega de veículos a municípios mineiros (Foto: Marcos Ferreira/SES-MG).

Novos veículos para novos municípios – Sávio participou em 10 de abril de ato no Palácio da Liberdade para a entrega de novos veículos a municípios mineiros. Foram 31 ambulâncias, 21 minivans e 46 veículos convencionais, totalizando 98 unidades. Eles integram o Programa de Doação de Veículos do Governo Pimentel e se somam a dezenas de outros que já foram entregues para melhor atender a população. Os recursos para a aquisição dos veículos, originários de emendas de deputados estaduais, alcançaram R$ 6,2 milhões e beneficiaram desta vez 88 municípios. Sávio, que tem andado muito pelos municípios de Minas, entende que os veículos são instrumentos importantes para os prefeitos, seja no transporte de pacientes, no atendimento geral à população ou nos serviços administrativos. E salienta que a compra de tantos veículos em época de crise só tem sido possível dado o entendimento existente entre o Executivo e a Assembleia.

O deputado Sávio durante ato de assinatura do termo de credenciamento entre o Ipsemg e a Unec.

O deputado Sávio durante ato de assinatura do termo de credenciamento entre o Ipsemg e a Unec (Foto ALMG).

Assistência médica a servidores – Em 17 de abril, Sávio participou do ato de assinatura do termo de credenciamento entre o Ipsemg e o Centro Universitário de Caratinga (Unec) para atendimento à saúde dos servidores públicos estaduais da respectiva região. Com o credenciamento, mais de 11 mil beneficiários do Ipsemg em Caratinga e proximidades poderão utilizar os serviços do Centro de Assistência à Saúde (Casu) da Unec. O Casu é um hospital de média complexidade, com 68 leitos, UTI adulto e neonatal, maternidade, pronto-atendimento, leitos cirúrgicos e de internação e serviços especializados como os de cardiologia, pediatria e nefrologia. A intermediação entre as partes foi conduzida pela Assembleia (ALMG) e constituiu para Sávio mais uma demonstração do esforço de todo o Governo para assistir de melhor forma os servidores na sua demanda por saúde.