Sávio recebe homenagem de reconhecimento na Cidade Administrativa

Sávio compareceu a convite na Cidade Administrativa para o lançamento do Sistema Estadual de Ouvidorias do SUS de Minas Gerais (SEOS) e recebeu, durante o evento, homenagem de reconhecimento por seu papel na reestruturação das Ouvidorias do SUS no Estado.

Novo serviço – Em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE-MG), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) fez em 12/04 o lançamento do Sistema Estadual de Ouvidorias do SUS em Minas Gerais (SEOS). O sistema integra 120 ouvidorias em todo o Estado e conta com servidores treinados especialmente para ouvir a população. Está à disposição dos cidadãos para suas sugestões, críticas e avaliações um telefone exclusivo, o 136, e o site www.ouvidoriageral.mg.gov.br. É função das ouvidorias receber as manifestações e acompanhar seu trâmite até o final, respondendo numa linguagem cidadã. Além disso, devem apresentar relatórios aos gestores e dirigentes dos órgãos e entidades do SUS e também aos Conselhos de Saúde, com o objetivo de melhorar a gestão e a qualidade dos serviços públicos de Saúde.

Antecedentes – A instalação do SEOS ocorreu depois de longo trajeto. O deputado Sávio Souza Cruz, que foi gestor da SES-MG e do SUS em Minas no período de maio/2016 a janeiro/2018, lembra que, quando assumiu a Secretaria, havia cerca de 70 ouvidorias de Saúde no Estado. “Elas funcionavam de forma isolada e autônoma, cada qual com seus procedimentos. A estrutura era precária, e os servidores não tinham treinamento específico. Com isso, o custo era alto e os resultados irrelevantes”, recorda. A partir de 2017, essas ouvidorias começaram a trabalhar de forma integrada, por meio de um sistema unificado e eletrônico. Além disso, a elas foram acrescentadas outras 50, uma em cada Regional de Saúde e em cada uma das instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Saúde. Para completar, os servidores receberam treinamento específico.

Homenagem – Por ter dado início e força ao processo de reestruturação das ouvidorias de Saúde no Estado, Sávio foi homenageado durante a solenidade de lançamento do SEOS. O diretor-geral do Departamento de Ouvidoria do SUS do Ministério da Saúde, Leonardo Almeida Dias, que participou da solenidade, reconheceu que “Minas Gerais é o primeiro Estado do país a pactuar sistema desse porte, estando inclusive à frente da própria União”. Muito feliz com o lançamento, Sávio pontuou que o SEOS foi pensado para favorecer a comunicação entre usuários e gestores do SUS. “Minas acredita no SUS, e o SEOS, como foi concebido, é um sinalizador disso”, afirmou.