Sávio acompanha e incentiva iniciativas por desenvolvimento nos municípios

O deputado Sávio Souza Cruz acompanhou nos últimos meses iniciativas de vários municípios que procuraram aliar a cultura e a vocação local à economia, gerando emprego e renda. No mês de maio, ele esteve em Antônio Dias e Curvelo para esse fim.  

 

Riquezas locais – Sávio sempre valorizou a diversidade geográfica, cultural e de vocação econômica das diferentes regiões mineiras. E vem assistindo com crescente interesse a decisão política de vários municípios ao tomar a cultura local para aliá-la à economia, tirando partido de seus diferenciais para transformá-los em ativos econômicos. Para o deputado, os municípios estão certos com essa iniciativa. Ele acentua que a globalização, ao mesmo tempo em que tornou comuns comportamentos entre todos os povos, chamou a atenção para as diferenças e as valorizou. “Num mundo mesmerizado”, pondera o deputado, “a cultura local é uma marca de identidade e chama a atenção sobre si. Os municípios fazem bem quando a focam para fazer com que os seus próprios habitantes a reconheçam, para preservá-la e, depois, para utilizá-la em favor da economia local”.

Festa da Palha em Antônio Dias – Sávio esteve em Antônio Dias, na Região Metropolitana do Vale do Aço, para a 1ª Festa da Palha, realizada em 19/05. O objetivo foi valorizar a produção artesanal de chapéus e outros objetos confeccionados com palha de indaiá, uma planta típica da região. A utilização das folhas de indaiá segue processo que veio sendo ensinado de mães a filhas e tendia a desaparecer, não fosse a oportuna intervenção do município. Resgatando a tradição e a valorizando com suporte adequado, Antônio Dias chegou ao lançamento da festa em praça pública, que fortaleceu o sentimento de identidade local, reuniu famílias como antigamente, apresentou artesãos e seus produtos, serviu pratos de sua rica culinária. Sávio avaliou que a iniciativa representou uma enorme contribuição para o bem-estar dos moradores, um atrativo para visitantes e um largo empurrão na geração de emprego e renda.

75ª Expô Curvelo – Nos dias 11 e 12/05, Sávio esteve em Curvelo, onde participou de atividades da 75ª Exposição Agropecuária e Industrial realizada entre 7 e 13 do mês. O tradicional evento vem distinguindo Curvelo a cada ano como um importante polo agropecuário mineiro, rivalizando com Uberaba na atenção dada a esse segmento econômico. Sávio comemorou que, neste ano, a grande festa regional dos produtores do campo reuniu o melhor das raças Guzerá, Gir, Nelore, Mangalarga Marchador, Holandesa e seus cruzamentos, movimentando cerca de R$ 15 milhões entre leilões, julgamentos de raças, torneios leiteiros, estandes comerciais de máquinas e implementos agrícolas, shows, gastronomia e lazer.