SES-MG amplia estrutura e entrega veículos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) comemorou em outubro a conquista de melhorias para o atendimento hospitalar na Região Oeste, com a revitalização do Hospital São João de Deus, em Divinópolis. Comemorou ainda a entrega de 60 veículos para atendimento a serviços de vigilância em saúde e vigilância sanitária, sendo 59 os municípios beneficiados. A Secretaria anunciou ainda a chegada de 126 médicos que irão atuar em 80 municípios do Estado.

Crédito: Divulgação/HSJD

Benefícios – A SES-MG avalia que a revitalização do HSJD, aliada à implantação do Samu Macro Oeste, possibilita à antiga casa de Saúde maior resolutividade e resultados mais positivos. A direção do hospital confirma essa avaliação. A superintendente-geral do HSJD, Elis Regina Guimarães, contabiliza que, após a intervenção e apoio financeiro do Estado, o hospital conseguiu aumentar em 38% os atendimentos de internação, que incluem pacientes do SUS, de planos de saúde e particulares. Segundo a superintendente, “houve um aumento de leitos de 287 para 326. Na realização de cirurgias, houve um aumento de 41% e as consultas passaram de 1.612, em 2016, para 2.940, em 2017. Na Sala Vermelha, só no mês de agosto, foram registrados 144 atendimentos. O aumento na taxa de ocupação de 69%  nos 287 leitos passou para 85,4% após o aumento dos leitos para 326. Foi registrado um aumento de 5.816 pacientes-dia para 8.391, ou seja, um aumento de 44%.”.

Crédito: Carlos Alberto/Imprensa MG

Veículos – Ainda em outubro, foram entregues 60 caminhonetes 4X4 para ações da saúde a 59 municípios. O investimento, feito com recursos do Tesouro do Estado, foi de cerca de R$ 6,5 milhões. Os veículos atenderão demandas de monitoramento da qualidade da água, vigilância em saúde e atividades de vigilância e controle de peste e malária nas Regionais de Saúde de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Diamantina, Governador Valadares, Januária, Montes Claros, Pedra Azul, Ponte Nova, Teófilo Otoni e Unaí. O tipo dos veículos foi escolhido em consideração à qualidade das estradas vicinais, que são de terra. O secretário Sávio explicou a escolha dos 59 municípios contemplados nessa entrega.  “O critério foi o da vigilância sanitária, especialmente no tocante à qualidade da água. Foram beneficiados municípios onde é necessário o reforço do monitoramento da qualidade de água, especialmente no Vale do Rio Doce, em razão da tragédia de Mariana”, resumiu.

Crédito: Marcus Ferreira/SES-MG

Mais Médicos – No dia 5 de outubro, chegaram em Minas Gerais os novos médicos que irão recompor o quadro do Programa Mais Médicos em todas as regiões do estado. Ao todo,126 médicos intercambistas (brasileiros com formação em instituições de ensino do exterior), irão atuar em 80 municípios de todo o estado, em substituição aos profissionais que encerraram o ciclo de três anos no Mais Médicos. Minas Gerais conta hoje com cerca de 1.320 médicos cooperados do Programa Mais Médicos, atuando em aproximadamente 500 municípios. Ao todo, são 5.232equipes de Saúde da Família implantadas no estado, o que representa uma cobertura de 79,78% do território. Além disso, são 726 Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) em 580 municípios e 2.362 Equipes de Saúde Bucal (ESB), com cobertura de 41% do estado.