Visita inaugural em obra para contenção de enchentes em Betim

Na manhã desta segunda-feira (29/01), acompanhei o governador Pimentel em visita a Betim, na Região Metropolitana de BH. O motivo foi a comemoração do desfecho para duas demandas antigas: a contenção das enchentes no Rio Betim e Riacho das Areias e a situação dos moradores da ex-Colônia Santa Izabel.

Para o problema das enchentes, foram feitas obras de 1,8 km rebaixando o leito do rio, o que aumentou a vazão e a velocidade da água, pondo fim aos alagamentos na região. Também foram construídas três pontes e pavimentados 3,7 km das avenidas que margeiam os canais. No encontro do Rio Betim com o Riacho das Areias foi construído um boulevard com estrutura de lazer e espaço para eventos culturais. Com as melhorias, estima-se que 480 mil pessoas serão beneficiadas.

Quanto à situação dos moradores da antiga Colônia Santa Izabel, chegou ao fim uma dívida histórica com os descendentes de hansenianos que moraram no local. Tive a satisfação de assinar com o governador despacho doando o terreno à prefeitura de Betim, que poderá agora regularizar a posse das famílias da antiga Colônia. Numa primeira etapa, serão beneficiadas 2.400 famílias, exatamente as que foram mais afetadas pela antiga política de segregação dos hansenianos.

Minas trabalha e segue em frente.

Veja a galeria de fotos na Agência Minas