Sávio retoma lugar na Comissão de Meio Ambiente

Tendo retornado à Assembleia em 1º de fevereiro, Sávio retomou sua colocação nos grupos de trabalho da Casa. Passou a compor a Bancada da Maioria, o Bloco Minas Melhor e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Bancada da Maioria – Sávio integra na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) a Bancada da Maioria. Pelo Regimento Interno da Casa, Bancada é o agrupamento organizado de no mínimo cinco deputados de um mesmo partido. Bancada da Maioria é aquela que tem o maior número de deputados. Esse é o caso do MDB, partido que conta com 13 deputados na ALMG. A reacomodação de Sávio na Bancada da Maioria foi automática, em razão de seu pertencimento ao partido.

Minas Melhor – Bloco parlamentar é o agrupamento de vários partidos sob uma liderança comum. Como membro do MDB, Sávio integra o Bloco Minas Melhor, que conta com 32 deputados de sete partidos. O Minas Melhor, que herdou a inspiração do Bloco Minas Sem Censura atuante durante os governos tucanos no Estado, dá sustentação ao Governo Pimentel.

Comissão de Meio Ambiente – Em 7 de março, na 3ª reunião ordinária do ano, Sávio foi recebido na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável como membro efetivo. Ele, que já tinha presidido a Comissão em biênios anteriores, recebeu de imediato a relatoria do Projeto de Lei (PL) 3062/15 em primeiro turno. Participou também das decisões que aprovaram naquela reunião requerimentos pedindo campanhas em Betim para coibir o comércio ilegal de animais, providências para fortalecer a política estadual da pesca e da aquicultura, providências para mitigar a mortandade de peixes nas hidrelétricas do Estado por ocasião da piracema.

Atribuições da Comissão – Enquanto a Bancada e o Bloco Parlamentar são de inspiração nitidamente política, a Comissão tem a seu encargo o trabalho técnico, que examina a propriedade dos projetos de lei, propõe audiências e seminários, encaminha pedidos a outras instâncias governamentais, representa junto à sociedade civil. De acordo com o Regimento Interno da ALMG, Sávio, como membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, trabalhará com os seguintes temas: a política e o direito ambientais, a preservação da biodiversidade, a proteção, recuperação e conservação dos ecossistemas, o controle da poluição e degradação ambientais, a proteção da flora, da fauna e da paisagem, a educação ambiental e os aspectos climáticos.