Sávio recebe representantes de novos municípios mineiros

Janeiro apresentou demandas específicas, mas não impediu que o secretário Sávio recebesse em audiência representantes de alguns municípios. Nem desviou sua atenção de datas significativas para os municípios e também para a Saúde. Sávio lembrou umas e outras, sempre acreditando que a vida se constrói no cotidiano e inclui, ao lado dos desafios, também as comemorações.

Audiências – Janeiro trouxe ao gabinete de Sávio o prefeito de Cristais, Djalma Dutra, que veio discutir assuntos relacionados à área de Saúde e aos interesses da cidade. Também estiveram com o secretário os integrantes da executiva do PMDB de Felixlândia. A presidente Raimunda Carvalho Campos e o segundo secretário Walter Dias Matoso vieram acompanhados dos peemedebistas Marconi Antônio da Silva, Marcus Vinicius Martins, José Alberto Mendes e Manoel Teixeira Martins. Em pauta, as demandas da cidade.

 

Foto: Manoel Marques/Imprensa-MG

Visita inaugural – Na manhã de 29/01, Sávio acompanhou o governador Pimentel a Betim, na Região Metropolitana de BH, para comemorar o atendimento de duas antigas demandas. Uma, a ampliação de 1,8 km da calha do Rio Betim e do Riacho das Areias, feita para pôr fim ao problema das enchentes e alagamentos na região, beneficiando cerca de 480 mil pessoas. Outra, a questão dos moradores da ex-Colônia Santa Izabel. Naquela data, em que se comemorava o Dia Internacional do Hanseniano, o governador assinou despacho doando o terreno à prefeitura local, o que possibilita regularizar a posse dos terrenos dos descendentes de hansenianos ali residentes. Numa primeira etapa, serão beneficiadas 2.400 famílias, exatamente as que foram mais afetadas pela antiga política de segregação dos hansenianos.

 

Solidariedade e afeto também contam

Saúde em foco – Sávio observou que janeiro trouxe datas comemorativas de grande realce para a Saúde. No Dia do Enfermo (14/01), o secretário lembrou a importância da atenção, da solidariedade e do afeto. “É certo que os enfermos precisam de cuidados médicos e isso trabalhamos para que o SUS possa dar. Mas o carinho, que faz tanta diferença na recuperação de um paciente, toda família, todos nós podemos dar”, ressaltou Sávio. Nessa linha de mais solidariedade e mais humanidade, mais tolerância e mais compaixão, Sávio destacou ainda o Dia de Combate à Intolerância Religiosa (21/01), o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27/01) e o Dia da Não-Violência (30/01).

 

Emoldurados por suas belas paisagens, municípios comemoram aniversário em janeiro

Comemoração nos municípios – De perto ou de longe, Sávio juntou-se à população local para comemorar o aniversário de cada um dos municípios mineiros emancipados em janeiro.  Estiveram sobre sua mesa os nomes de Abaeté, Açucena, Aguanil, Alfredo Vasconcelos, Alto Jequitibá, Araújos, Baldim, Barão de Cocais, Barra Longa, Brás Pires, Capim Branco, Capitão Andrade, Caraí, Careaçu, Carrancas, Catuji, Comendador Gomes, Comercinho, Conceição da Aparecida, Conceição de Ipanema, Coroaci, Córrego Danta, Crisólita, Dores do Turvo, Entre Folhas, Estrela Dalva, Fervedouro, Gouveia, Iapu, Icaraí de Minas, Ipaba, Itanhomi, Itumirim, Jampruca, Jenipapo de Minas, Ladainha, Lontra, Luminária, Machacalis, Mamonas, Mata Verde, Matias Cardoso, Mato Verde, Montezuma, Nova Serrana, Novo Cruzeiro, Paula Cândida, Piedade do Rio Grande, Pimenta, Pompéu, Poté, Presidente Bernardes, Presidente Olegário, Recreio, Resplendor, Riachinho, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Maria de Itabira, Santa Rita de Caldas, Santa Rita de Minas, Santana do Pirapama, São João do Manteninha, São João do Paraíso, São José da Lapa, São Pedro da União, São Sebastião do Maranhão, Senador Amaral, Senhora do Porto, Tapiraí, Turmalina, Ubaporanga, Umburatiba, Urucuia, Veríssimo, Virgolândia, Capela Nova, Carangola, Peçanha, Centralina, Matutina, Almenara, Ouro Verde de Minas, Piedade de Caratinga, Unaí, São Gonçalo do Pará, Tiradentes, Campo Azul, Coronel Fabriciano, Entre Rios de Minas, Paraisópolis, Pedro Leopoldo, Serro, Governador Valadares, Água Comprida, Rio Vermelho, São João Evangelista e Tarumirim.