SES-MG aprova e acompanha novos projetos de educação em Saúde

Também diretamente ou por meio dos órgãos que a compõem, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) continuou a investir na preparação de pessoal envolvido com serviços de Saúde e na educação continuada dos profissionais a seu serviço. Para os conselheiros e conselheiras de Saúde em todo o Estado, planejou-se treinamento específico e novos cursos de especialização e mestrado convocam o quadro de profissionais do Estado.

Qualificação de Conselheiras e Conselheiros – A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), preparou Curso de Qualificação de Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde. O objetivo é capacitar 3,4 mil pessoas que desempenham a função em todo o Estado para que atuem efetivamente como agentes de defesa e promoção do SUS e contribuam de melhor forma para o bom funcionamento dos Conselhos Municipais de Saúde. O curso, com início em julho e duração de 40 horas, foi planejado para acontecer em 18 cidades-sede e para receber quatro conselheiros de saúde por município do entorno. Com material didático próprio, elaborado conjuntamente pela ESP-MG e pelo CES-MG, o curso elegeu como temas a legislação, o orçamento e o financiamento das políticas de Saúde.

Mestrado em Biotecnologia – Sob a coordenação da pesquisadora Sílvia Ligório Fialho, foi criado na Fundação Ezequiel Dias (Funed) um grupo que elabora a proposta de um Mestrado Profissional em Biotecnologia, com ênfase em Bioprodutos e Bioensaios, previsto para início no segundo semestre de 2018. O curso, inédito em Belo Horizonte, fará par com apenas quatro outros na mesma área no país. A Funed, por seus pesquisadores, acredita que o futuro da indústria farmacêutica são os produtos biológicos e que Minas Gerais tem tudo para se tornar um grande polo tecnológico nessa área no país. A oferta do curso será um grande avanço para a Fundação enquanto instituto de ciência e tecnologia.

Capacitação nas Regionais – Em 12 de julho, a Regional da SES-MG em Passos concluiu curso de capacitação sobre o novo protocolo clínico referente a infecções sexualmente transmissíveis. O curso, que reuniu 89 profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica, foi dado em cinco encontros quinzenais com técnicos do Ministério da Saúde, SES-MG, serviços de assistência especializada de São Sebastião do Paraíso e Passos, profissionais da Santa Casa de Passos e do setor privado. A vigilância sanitária também mereceu destaque no período. De 26 a 30 de junho, a Regional de Coronel Fabriciano trabalhou com inspetores do SUS responsáveis por inspeção em farmácias e drogarias. Em 7 de julho, a Regional de Varginha trabalhou com o Programa Estadual de Controle de Qualidade em Mamografia, objetivando assegurar a qualidade dos equipamentos utilizados nesse procedimento. Em todas as frentes, a SES-MG segue avançando em seu objetivo de proporcionar aos mineiros o melhor serviço em Saúde.