Novas ferramentas de comunicação são instaladas na ALMG

Sávio entende que que um deputado só é eleito para representar a população que o elegeu. Por essa razão, comemora o esforço crescente que reencontrou na ALMG para favorecer com novas ferramentas a comunicação entre representantes e representados.

Sávio durante participação no programa Mundo Político da TV Assembleia (Foto ALMG)

Sávio durante participação no programa Mundo Político da TV Assembleia (Foto ALMG)

TV Assembleia – Em novembro de 1995, pouco depois da publicação da Lei Federal 8.977/2015, a Assembleia Legislativa (ALMG) colocou no ar, pioneiramente, a primeira emissora legislativa brasileira. Sempre procurando incorporar inovações, a TV Assembleia alcança atualmente todo o Estado com 24 horas diárias de programação. Mineiros de todos os quadrantes podem acompanhar ao vivo as reuniões de Plenário e de comissões e também os eventos institucionais e culturais da ALMG. Para Sávio, a TV Assembleia foi a primeira grande ferramenta que permitiu a abertura da Casa e que abriu caminho para mais eficaz exercício da representatividade política.

A ALMG tem facilitado a interação entre representantes e representados (Foto Willian Dias/ALMG)

Internet – Da instalação de um modesto primeiro site, a ALMG chegou a um vigoroso portal, que vem incorporando sempre novas tecnologias. O portal dispõe de páginas sobre os deputados e a atividade parlamentar, com convite para que o cidadão “participe”, “acompanhe”, “consulte”. Paralelamente, o Fale com a Assembleia facilita o contato com setores diversos da Casa. Mecanismos como o Dê sua Opinião sobre Projetos em Tramitação e Envie sua Sugestão de Projeto de Lei favorecem manifestações sobre temas em análise na Casa. No final de 2017, também as audiências públicas passaram a ser transmitidas ao vivo, podendo ser acessadas até pelo celular. Recentemente, as reuniões de comissão tornaram-se acessíveis da mesma forma.

O Procon Assembleia é um dos serviços disponíveis no Espaço Cidadania (Foto ALMG)

Serviços e espaços – Ainda para favorecer a interação entre a Casa e o cidadão, também contribuindo para a educação pela cidadania, a ALMG dispõe da Escola do Legislativo, Parlamento Jovem, Biblioteca, Serviço de Apoio às Câmaras Municipais, Centro de Atendimento ao Cidadão. Tem em funcionamento o Espaço Cidadania, reunindo atendimento do Procon, Sine, Decon, Posto de Identificação e Sinpas. O Auditório José Alencar Gomes da Silva, inaugurado em agosto de 2017, tem amplo espaço e completa os equipamentos disponíveis para favorecer a participação popular, área em que a ALMG é instituição de vanguarda no país.