Dia Internacional da Síndrome de Down

Antecipando o Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontece a cada ano no dia 21 de março, BH aproveita o domingo de hoje, 18, para abraçar as pessoas com a Síndrome. O movimento de hoje acontece na região da Savassi. Tanto ele quanto a data no dia 21 são importantes para assinalar a igualdade de direitos entre todos, lembrar a luta ainda necessária pela inclusão das pessoas com Down na sociedade e contribuir para quebrar preconceitos.

A Síndrome não é doença. Resulta da ainda inexplicada presença de três cromossomos em vez de dois no par genético 21 das células do embrião humano. As pessoas com a Síndrome costumam ser calmas e doces. Por essa razão, a ONU, que idealizou e aprovou a data em 2011, propõe como tema este ano a contribuição que as pessoas com a Síndrome trazem a seu ambiente de trabalho.

O Brasil aprovou em 2015 a Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146, que respalda a presença da pessoa com a Síndrome em todos os lugares da sociedade. Em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que dirigi até há pouco tempo, vem ampliando a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Existem atualmente na Rede mais de uma centena de Serviços Especializados em Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI) e mais de uma dezena de Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Mais informações sobre a Síndrome e o atendimento pelo SUS em Minas estão disponíveis no hotsite www.saude.mg.gov.br/sindromededown